Inovação e transformação são frequentemente usadas como sinônimos, mas são diferentes no mundo digital.
Em alguns casos, a transformação pode levar à inovação. Em outros, a inovação pode levar à transformação, mas essa relação mutuamente causal é muitas vezes ignorada, pois acredita-se que signifiquem a mesma coisa.
Embora de fato estejam relacionadas, é crucial que os líderes empresariais saibam a diferença entre os dois termos.
Continue a leitura para descobrir a diferença e como você e a sua empresa podem se beneficiar de ambos os conceitos.
Diferença entre transformação digital e inovação
Um dos principais fatores de diferenciação entre transformação digital e inovação é a velocidade – ou a falta dela.
As transformações levam tempo — passar de um estado para outro é um processo. A inovação, por outro lado, geralmente se refere a uma faísca ou criatividade repentina e às ações que levam à implementação dessa faísca na estratégia de uma empresa.
A inovação requer encorajamento, colaboração e comunicação, mas normalmente implica em passos claros que devem ser dados — é o começo de algo grandioso. O que acontece depois é a transformação – o processo de implementação após a primeira centelha de inovação.
A transformação digital é um exemplo claro da diferença entre inovação e transformação. Essencialmente, a transformação digital descreve o processo pelo qual uma empresa forma uma estratégia para implementar a tecnologia para melhorar os negócios e atender às demandas em constante mudança do consumidor.
Os objetivos de uma transformação digital podem incluir ampliar o alcance da empresa, melhorar a eficiência operacional, transmutar a cultura e a imagem da empresa, ou todos os anteriores.
As práticas de negócios tradicionais são constantemente testadas diante da evolução da tecnologia, e é importante que as empresas modernas reconheçam o potencial da tecnologia e aceitem quando chegar a hora da mudança.
Desafie as normas por meio da inovação
As inovações impulsionam as mudanças e as tornam realidade. Por exemplo, o surgimento da mídia social inovou o mundo do marketing para sempre. As pessoas agora podem se comunicar independentemente da localização física, e as informações mudam de mãos mais rápido do que nunca.
À medida que novas tecnologias como smartphones e dispositivos conectados à internet surgiram, a sociedade passou por transformações para acomodar essas inovações.
Inovação é repensar ou reimaginar um processo de negócios que já existe.
Essencialmente, uma vez que uma transformação é realizada e a nova realidade é estabelecida, a inovação descreve quando essas normas são novamente desafiadas. Por exemplo, depois que a mídia social reformulou a dinâmica da comunicação social, várias outras normas aceitas, como notícias, entretenimento, recreação, conteúdo e negócios, tiveram que mudar.
Agora, a mídia social está sendo reimaginada para inúmeros propósitos, incluindo negócios e uma vez que elas se tornaram parte da vida cotidiana, ficou mais fácil para as marcas se conectarem com seus públicos e clientes.
Durante anos, a interação de um cliente típico com uma marca geralmente incluía apenas o ponto de venda e a exposição ocasional a materiais de marketing.
As plataformas de mídia social permitem que as marcas forneçam ao público conteúdo valioso e tenham um relacionamento mais significativo com eles.
Muitos clientes gostam de se sentir conectados às marcas de que gostam e apreciam a oportunidade de fazer a diferença. A mídia social foi a inovação e levou a uma transformação na forma como as empresas alcançam seus clientes.
Inovar para melhorar
A marca Apple provavelmente vem à mente da maioria das pessoas quando pensa em empresas inovadoras. Cada anúncio da Apple é aguardado com ansiedade por inúmeros usuários que apreciam seus produtos.
Do Mac ao iPhone, todos os produtos da Apple foram aprimorados repetidamente para maior satisfação do cliente. Novas iterações de dispositivos Apple encapsulam a ideia de inovação de produto: avaliar o sucesso de um produto estabelecido e desafiar suas capacidades para entregar algo ainda melhor.
Quando um novo produto entra no mercado ou um novo serviço gera uma grande demanda repentina, uma indústria inteira pode mudar aparentemente da noite para o dia, à medida que os concorrentes correm para criar algo igual ou melhor.
Os consumidores são os que mais se beneficiam, porque essa disrupção gera concorrência, o que, por sua vez, leva a melhores produtos e serviços para o cliente final.
Evolua um mercado através da transformação
A transformação descreve os processos contínuos que acontecem no mundo depois que a inovação entra em cena. O Google, por exemplo, é um ótimo exemplo de empresa transformadora.
Hoje, o mecanismo de pesquisa é altamente reconhecível e fácil de usar, mas desde sua criação, o Google passou por constantes revisões, otimizações e reconfigurações para fornecer resultados de pesquisa mais precisos e relevantes para os usuários.
Certamente o Google é frequentemente usado como exemplo junto com a Apple e a Amazon. No entanto, outros líderes globais como Microsoft, Cisco, IBM, Dell, HP e empresas não tecnológicas como Procter and Gamble, Nike, BMW são ótimos exemplos de empresas que estão em constante transformação para atender às demandas do mercado em constante mudança.
Dito isso, é sensato dizer que os líderes empresariais precisam incentivar suas equipes a buscar constantemente maneiras de inovar. Afinal, as regras dos negócios modernos mudam aparentemente diariamente e, para permanecer competitivo, você precisa permanecer relevante.
Certifique-se de que sua organização permaneça atualizada em novas tecnologias e novos conceitos. Capacite seus funcionários para colaborar e incentivar a inovação – essa energia criativa impulsionará a transformação digital e a inovação de inúmeras maneiras.
Aqui na Botocenter nós aplicamos isso no nosso dia-a-dia, nos mantendo antenados em novas tecnologias e tendências e incentivando nossos profissionais a estarem em constante aprendizado e desenvolvimento, através do nosso protocolo de treinamentos e suporte.
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