A vontade de empreender é um grande sonho de muitos brasileiros que correm atrás para tornar isso real. É claro que existem muitas dúvidas sobre como empreender, mas isso não se torna um impeditivo para abrir uma franquia.
Segundo a Pesquisa de Desempenho do Setor de Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o 2º trimestre de 2022 apresentou um aumento de 4 mil operações de franchising no país, totalizando 178 mil operações.
Mesmo com esses números, as dúvidas também existem e deixam os futuros empreendedores com o seguinte questionamento: ser um franqueado ou não?
Vamos te ajudar com sete passos para você decidir entre ser um franqueado ou não. Faça uma leitura atenta e esperamos que este artigo seja um auxílio para tomar a sua decisão.
- 1 – Escolhendo a marca para ser franqueado
- 2 – O franqueado deve estudar a fundo o mercado
- 3 – O acompanhamento da franquia ajuda o franqueado
- 4 – Muita atenção ao investimento necessário para ser um franqueado
- 5 – A unidade precisa de planejamento comunicacional
- 6 – Fazer treinamentos e capacitações é sempre recomendado
- 7 – Paciência e foco para que os resultados aconteçam
1 – Escolhendo a marca para ser franqueado
Para ser um franqueado, a primeira coisa a ser feita é entender o seu perfil de empreendedor e escolher uma marca de franquia para trabalhar. Esse fator é fundamental para saber se você quer mesmo ser um franqueado e conhecer a franquia na qual você quer entrar.
Um conselho: se identifique com a área de atuação e com a franquia, pois de nada adianta abrir um negócio e estar com alguma insatisfação que perdura. Depois de definir esses pontos, você precisa pesquisar a fundo sobre a franquia escolhida a fim de saber sobre a sua credibilidade no ramo.
Uma rápida procura na internet pode te trazer esclarecimentos sobre a marca, seja em sites de avaliações ou nas redes sociais. Veja como a empresa se comporta no relacionamento com os clientes e se isso está alinhado com o que você acredita ser o ideal.
Sendo um franqueado, o seu relacionamento com a franquia será direto. Então, nada melhor do que ter uma certa afinidade com a empresa — e com a missão, a visão e os valores dela — para que a sua unidade apresente um desempenho de sucesso.
Você também precisa conferir: Ser um Empreendedor Independente ou um Franqueado, Qual a Melhor Opção?
2 – O franqueado deve estudar a fundo o mercado
É imprescindível para todo franqueado realizar um estudo cuidadoso sobre o mercado no qual se pretende ingressar. Acompanhe o noticiário, veja vídeos de especialistas e converse com pessoas que já tenham uma franquia na área que você se interessa para melhor compreender o mercado.
Diversos segmentos são atrativos e lucrativos, desde alimentação até educação. O ramo de saúde e estética, por exemplo, é considerado o mais lucrativo do Brasil. Nós, da Botocenter, podemos te ajudar a empreender nesse ramo, basta clicar aqui e solicitar uma proposta.
Esse estudo evita surpresas ao longo do percurso como franqueado, possibilitando tomar medidas preventivas em casos críticos. Além disso, conhecer melhor as movimentações do mercado é algo que ajuda a tomar decisões empresariais com a unidade.
3 – O acompanhamento da franquia ajuda o franqueado
É importante que você saiba que, sendo um franqueado, você terá muito suporte por parte da franquia. O trabalho na sua unidade será guiado com a experiência dos profissionais em diversas etapas e de acordo com as necessidades.
Já imaginou não saber direito sobre os produtos ou serviços da franquia e prejudicar o seu trabalho? Por isso, mantenha uma relação próxima à franquia para que o suporte seja eficaz.
Esse acompanhamento ajuda a corrigir a rota e a buscar bons resultados para o franqueado, favorecendo o crescimento da unidade e, consequentemente, da franquia.
4 – Muita atenção ao investimento necessário para ser um franqueado
Para ser um franqueado, é necessário investir uma certa quantia para trabalhar com uma unidade da marca. Esse valor varia de franquia para franquia, por isso é importante conversar com um representante da marca a fim de planejar esse investimento.
A unidade não deve começar suas atividades com as finanças desequilibradas, então o franqueado tem que conciliar, da melhor maneira possível, os produtos e serviços da franquia com a administração que ele tem em mente.
Mesmo que a franquia seja um sucesso absoluto, o franqueado tem que trabalhar firme na gerência da unidade para obter os lucros esperados.
5 – A unidade precisa de planejamento comunicacional
Todo negócio precisa de divulgação, e a unidade de uma franquia também precisa estar em evidência. É recomendado fazer um planejamento de comunicação bem definido para que o marketing da unidade atraia mais clientes.
Com os produtos e serviços divulgados, o público-alvo vai conhecer as soluções que você tem a oferecer. Por isso, invista em conteúdos de qualidade constantemente com sites e redes sociais, aproximando o seu trabalho dos consumidores.
Você pode ter ajuda da franquia nesse ponto, já que é comum que ela tenha uma equipe de marketing produzindo materiais ricos e atraentes, facilitando a execução de estratégias comunicacionais.
A comunicação tem poder e todo franqueado deve saber disso para engajar o seu público e aumentar suas vendas.
6 – Fazer treinamentos e capacitações é sempre recomendado
Como franqueado, a pessoa não deve parar de se especializar no seu ramo de atuação e buscar novos conhecimentos para trazer sucesso à unidade da franquia.
A própria franquia oferece treinamentos e capacitações para gerir uma unidade corretamente, mas é necessário ir além disso para se manter atualizado no mercado. Se você ler um livro relacionado ao seu trabalho, já terá uma outra visão de negócios.
Além disso, faça cursos e especializações para administrar a sua unidade de maneira eficiente.
7 – Paciência e foco para que os resultados aconteçam
Por fim, o franqueado deve ter paciência e foco no dia a dia de trabalho para conseguir ver os resultados acontecendo. É normal que ajustes na administração sejam feitos para chegar onde se pretende, então o empreendedor precisa entender que tudo leva um tempo para ocorrer.
Se o franqueado tiver muita pressa em certos momentos, isso pode prejudicar todo o negócio e as conquistas que obteve até então. É interessante adotar uma postura tranquila para não tomar decisões precipitadas.
Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos que também precisam ler e deixe um comentário para a gente aqui embaixo. Acesse o nosso blog e leia outros artigos, temos certeza de que você vai gostar.