Quando o assunto são os tratamentos estéticos, o mercado de franquias surge como uma boa alternativa para os profissionais da área que desejam empreender e obter bons retornos com isso.
Afinal de contas, estamos nos referindo a um setor que não foi abalado em um período de crise como o da pandemia da Covid-19, uma vez que o Brasil está no ranking de países que mais investem em itens de saúde, beleza e bem-estar.
Somado a esse cenário, vale ressaltar que o povo brasileiro é um dos que mais se preocupam com sua aparência, e é por essa razão que o setor de cuidados pessoais continua crescendo exponencialmente.
A tendência de crescimento é ainda maior para os próximos anos, já que não somente as mulheres têm maior zelo no que diz respeito à saúde pessoal e estética, mas os homens também vêm apostando nesses cuidados.
Nesse sentido, as redes de franquias de estética podem ser grandes forças de investimento. Inclusive, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), elas se mostram potencialmente mais rentáveis do que qualquer outro nicho.
Portanto, se você quer embarcar no mundo das franquias e ainda não sabe por onde começar, este artigo é para você. Vamos apresentar os benefícios que acompanham os franqueados de tratamentos estéticos, além dos primeiros passos para ter a sua.
Principais vantagens das franquias de estética
Há uma série de vantagens que podem ser analisadas, uma a uma, para franquias de tratamentos estéticos. É verdade que é preciso ter um certo conhecimento no setor, para que a atuação profissional esteja alinhada com o bom atendimento prestado aos clientes.
No entanto, grande parte das franqueadoras oferecem treinamentos, bem como cursos de atualização na área, o que já é um benefício evidente.
Mas, para além disso, é possível elencar muitos outros, que são:
- Trata-se de um negócio sólido;
- O setor está em constante crescimento;
- O profissional é associado à uma marca de renome;
- O risco de não obter os resultados desejados é menor;
- Os custos são reduzidos.
Sem contar que existe mais facilidade para a contratação de fornecedores, isso porque o franqueador oferece maior auxílio nesse sentido. Assim, além de ter contato com empresas fornecedoras de renome, as possibilidades de descontos são ainda maiores.
Outro privilégio que merece destaque é o fato de, para quem quer empreender com maior solidez, a franquia vem acompanhada de um planejamento detalhado, o que faz com que o futuro empresário ganhe tempo e tenha maiores garantias de retornos financeiros.
O que é preciso para começar?
Pode parecer um ponto óbvio, mas para começar a dar os primeiros passos de investimento em uma franquia de tratamentos estéticos é necessário gostar desse tipo de trabalho, mesmo porque demanda atendimento com o público e profissionalismo na administração do negócio.
Além disso, mesmo que o franqueador ofereça suporte, orientações e treinamentos, é necessário que, enquanto franqueado e empreendedor, você mostre interesse e dê o seu melhor em questão de desempenho.
Em outras palavras, é necessário correr atrás daquilo que fará a franquia crescer no mercado e para você crescer enquanto profissional. Por essa razão, também busque participar de:
- Feiras;
- Cursos;
- Encontros com especialistas;
- Demais eventos de beleza.
Há uma série de opções de investimentos hoje que podem exigir um desempenho mais específico, como é o caso dos salões de beleza, esmalterias, barbearias, clínicas de depilação e bronzeamento, que entram mais ativamente no nicho de tratamentos estéticos, entre outros.
Após escolher a atividade com a qual deseja atuar, o passo seguinte é investir na visibilidade da marca, como a divulgação em meios de comunicação físicos e digitais. Depois, você estará pronto para abrir sua franquia!
Leia mais: Por quê franquias inovadoras ganham cada vez mais espaço no Brasil?
Venha fazer parte da Botocenter e seja um Franqueado de Sucesso!