O setor de franquias no Brasil vem apresentando mais estabilidade desde 2021, isso porque com o retorno das atividades pós-pandemia, muitas pessoas resolveram apostar no empreendedorismo, muitas vezes optando pela solidez e segurança das franquias para ter sucesso.
Além disso, o fato de encontrarmos franquias de diferentes segmentos também é um grande atrativo! Segmentos como saúde, beleza e bem-estar, tiveram grande crescimento mesmo no período de isolamento, com as pessoas buscando cada vez mais se sentirem bem.
Mas, afinal, como se destacar em um mercado já tão competitivo? O segredo pode estar justamente na escolha da franquia! Franquias inovadoras estão ganhando cada vez mais espaço!
Descubra neste artigo por que e como você pode aproveitar essa onda para abrir o seu próprio negócio!
O que é inovação para franquias?
Quando pensamos em franquias inovadoras, buscamos aquelas que fogem do convencional em sua forma de atuar no mercado e na forma como tomam suas decisões.
Dessa forma, costumam ser mais flexíveis e acabam se destacando por oferecer um olhar disruptivo das tendências de mercado e oferecem um modelo de negócio diferenciado, que pode envolver diferentes tipos de experiência.
Para que isso aconteça, essas franquias precisam estar frequentemente atentas às demandas, dores e necessidades dos seus respectivos setores.
Isso significa que, ser disruptivo na hora de empreender, significa ser criativo em seu dia-a-dia, além, claro, de se manter constantemente atualizado.
Por que franquias inovadoras têm ganhado espaço no mercado?
Com a pandemia, os hábitos dos consumidores mudaram drasticamente, basta analisar a forma como comprávamos antes e como fazemos nossas compras hoje. Estamos sempre buscando cada vez mais comodidade.
Isso significa que quem trabalha com negócios deve estar atento a esses movimentos, para continuar se destacando no mercado.
O consumidor atual tem um nível de exigência cada vez maior e a sua busca por inovação é constante. A forma como consumimos hoje, já não está mais atrelado somente à forma como os produtos nos são oferecidos, mas também às experiências envolvidas na compra.
Para quem busca inovação, será necessário um bom investimento em estudo, pesquisas e profissionais especializados para implantar produtos e serviços capazes de atender às novas demandas do consumidor.
Como inovar no mercado de franquias?
Os franquedos geralmente compram um sistema de franquia justamente por causa dos processos já definidos e prontos para uso, como plataformas de tecnologia e outros sistemas.
Como resultado, pode ser desafiador abraçar a inovação dentro deste sistema. Porém, veja a seguir cinco estratégias que você pode adotar ter uma franquia inovadora:
Colaboração
A inovação é essencial para o crescimento, e ser inovador deve ser uma responsabilidade compartilhada em toda a organização, não isolada em uma diretoria ou cargo específico.
Todos na organização são responsáveis pela inovação.
Promoção
Em uma franquia, o envolvimento do proprietário no processo de inovação é crucial. Ao abraçar as ideias dos franqueados e apoiá-los com os recursos certos, as organizações saberão que estão trabalhando nas coisas certas e introduzindo mudanças que os proprietários de franquias ficarão felizes em adotar.
Celebre o fracasso
Significa olhar para os desafios do negócio como oportunidades e ser ousado o suficiente para fazer algo a respeito. Parâmetros sobre ideias e planos de implementação devem ser minimizados para que os proprietários de franquias possam compartilhar qualquer ideia.
O medo do fracasso é uma maneira infalível de impedir que uma cultura de inovação se desenvolva dentro de uma organização, portanto, os líderes devem fazer questão de abraçar o fracasso. Aprenda com os erros e passe rapidamente para a próxima ideia!
Estabeleça transparência
Incentivar a inovação com alto grau de transparência é importante porque permite que a organização como um todo meça os resultados, entenda a escalabilidade e compartilhe o que está funcionando.
Aqui na Botocenter, por exemplo, os franqueados são incentivados a apresentar propostas de inovação continuamente. Isso faz com que sempre estejam engajados na busca por melhorar seus próprios serviços e a experiência do cliente.
Nunca pare de aprender
Como líder em uma organização você deve ser um grande defensor do aprendizado contínuo. Isso significa concordar com um plano de desenvolvimento anual e permanecer comprometido com ele.
Esse plano de desenvolvimento pode incluir uma ampla gama de atividades, desde certificações a workshops de desenvolvimento pessoal.
Quando sua equipe sabe que você está comprometido com o sucesso pessoal e profissional deles, é mais provável que eles se comprometam com o sucesso da empresa.
Agregar valor ao consumidor
Se você estiver em um setor que está crescendo rapidamente, como o de beleza e bem-estar, mais concorrentes serão naturalmente atraídos para o mesmo espaço.
Isso significa que você deve ser ainda mais disruptivo e inovador.
No entanto, inovação sem agregar valor é simplesmente uma mudança desnecessária. As marcas precisam concentrar seus esforços de inovação na melhoria da experiência do cliente.
O valor para o cliente pode ser alcançado por meio de várias fontes, como novas ofertas, melhor prestação de serviços ou operações mais eficientes que resultam em economia de custo ou tempo para o cliente.
As organizações precisam determinar qual fonte de inovação desejam buscar e, em seguida, atribuir liderança e recursos para atingir esse objetivo. Ao buscar intencionalmente a inovação, as empresas podem fazer a transição do “negócio como de costume” que atormenta tantos setores e criar máquinas de geração de valor com visão de futuro.
Na Botocenter, você encontra uma franquia inovadora e pronta para atender os desejos mais exigentes dos clientes, com a certeza de que tem uma equipe focada em tornar o seu negócio o melhor e mais inovador diante da concorrência!
Se quiser saber mais sobre nossas franquias, converse com uma de nossas especialistas!