Quando se investe em algum negócio, é totalmente natural esperar que o retorno financeiro seja bom. Em uma franquia, a situação é a mesma e requer um planejamento muito bem definido para que tudo ocorra dentro do esperado.
Afinal de contas, estamos falando do dinheiro que muitas pessoas batalharam para conquistar ao longo da vida e que estão investindo em um negócio.
As franquias possuem retornos que podem variar muito, já que determinados ramos de negócio são naturalmente mais lucrativos do que outros e, nessa equação, ainda é necessário somar o papel administrativo do franqueado na condução da sua unidade.
Até por isso, os empreendedores têm dúvidas acerca do retorno financeiro que a franquia pode proporcionar e em quanto tempo eles verão as contas no azul.
Faça a leitura deste conteúdo que organizamos para que você entenda tudo sobre retorno financeiro de uma franquia. São dados comparativos com outros negócios, informações sobre o modelo de franquia e detalhes da franquia Botocenter reunidos neste artigo. Confira mais.
O retorno financeiro de uma franquia
De acordo com estudos feitos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), 61% das franquias brasileiras têm retorno financeiro de até 36 meses sobre o investimento feito inicialmente.
Ou seja, esse índice reforça que é possível conseguir um retorno financeiro mais rápido dentro deste prazo estipulado.
Para entender qual é o retorno financeiro que a franquia terá, é preciso levar alguns pontos em consideração e calcular todos os investimentos necessários.
Qual é o investimento inicial?
Para ser um franqueado, é necessário separar uma quantia para fazer um investimento inicial no negócio. Você deve calcular todos os investimentos fundamentais para que a unidade funcione de maneira adequada.
Você deve levar em consideração os seguintes fatores na hora de fazer os levantamento do investimento inicial:
– Capital de giro: reserve um valor circulante para que a sua unidade possa funcionar continuamente;
– Taxa da franquia: as franqueadoras solicitam um valor para os franqueados se vincularem à marca.
– Ponto comercial: precisa-se escolher entre a compra ou o aluguel do espaço para abrir a unidade;
– Reforma do local: se o espaço escolhido não estiver adequado, deve-se reformar o lugar e deixá-lo como a franqueadora exige e pronto para os trabalhos;
– Equipe de profissionais: a contratação de colaboradores deve ser feita a partir de critérios técnicos para a realização das demandas;
– Equipamentos: os produtos ou serviços só serão feitos com qualidade pelos colaboradores se os mesmo tiverem ótimas ferramentas à disposição;
– Estoque: os insumos e os materiais imprescindíveis para os trabalhos devem ser estocados em quantidades relativamente grandes;
– Marketing: a divulgação da unidade da franquia deve ser volumosa para que o maior número possível de clientes venham até o local.
O cálculo da receita
Se você ainda não tem ideia de qual será a receita média da sua unidade da franquia, está na hora de calcular essa projeção. Para começar, o seu fluxo de caixa precisará estar em dia para calcular os valores que entraram e os que saíram em determinado período.
Considere as seguintes despesas no seu cálculo: custos de operação, contas essenciais, folha de pagamento, dentre outras. Depois disso de chegar nesse valor, é preciso considerar o montante das vendas da sua unidade e calcular a diferença entre as receitas e as despesas.
Seguindo essa lógica, é possível perceber o lucro da unidade.
O retorno sobre o investimento
Então chega o momento de calcular o retorno sobre o investimento na sua unidade da franquia e ver se ele será maior do que o dinheiro injetado no começo
Precisamos desenhar um cenário hipotético para que o cálculo fique visualmente compreensível:
Investimento inicial: R$ 90.000,00.
Lucro mensal: R$ 6.000,00.
Retorno = R$ 90.000,00 ÷ R$ 6.000,00
Retorno = 15 meses.
Neste cenário, é possível notar que o retorno financeiro sobre o investimento na sua unidade da franquia será favorável e estará abaixo da média nacional, que é de até 36 meses.
Confira este conteúdo: Ser um Empreendedor Independente ou um Franqueado, Qual a Melhor Opção?
E como funciona na franquia Botocenter?
Agora vamos explicar um pouco sobre os números envolvidos na abertura de uma franquia da Botocenter.
O faturamento anual de uma franquia Botocenter é estimado para ser acima de R$1.000.000 (um milhão de reais) por ano. Oferecemos um cashback da taxa de franquia, que será totalmente revertida em benefícios para o franqueado.
O nosso retorno financeiro, por sua vez, se dá mais rapidamente que a média nacional: de 12 a 24 meses, com um índice de fidelização acima de 95%.
Confira abaixo outros dados relacionados à franquia Botocenter:
– A Taxa de Selic tem retorno anual de 13,75% atualmente; o retorno mensal Botocenter é de 16 à 18%;
– Possuímos 4,82 de Nível de Satisfação Nacional;
;- 31% dos franqueados do Brasil fazem uma má escolha para escolher o seu ponto. Na Botocenter, não existe esse problema porque o franqueado tem suporte estratégico para escolher o local da sua loja;
– 28% das franquias fecham por conta do capital de giro; com as nossas 28 lojas, nunca fechamos nenhuma por falta de capital de giro;
– 19% das franquias fecham por falta de suporte e instruções; na Botocenter, o franqueado tem suporte em cada processo desde o começo.
– O setor de franquias cresceu 13% no primeiro semestre de 2022, com maior destaque no segmento de Saúde e Beleza.
Quer ser um franqueado Botocenter? Então clique aqui, preencha o formulário e comece um caminho próspero no ramo das franquias.
Considerações
Podemos reafirmar, a partir destes números, que a franquia traz um retorno financeiro satisfatório aos empreendedores que investem tempo e dinheiro nesse modelo de negócio.
Mas, como todo negócio, esse caso também exige uma administração eficiente e atenta aos números obtidos com os trabalhos. Juntando o trabalho de qualidade com uma gestão eficaz, o bom retorno financeiro se torna questão de tempo.
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