O setor de beleza e estética é bastante promissor no Brasil, e não é para menos. Os brasileiros são os que mais investem em cuidados pessoais, ficando atrás somente dos EUA e da China, o que também comprova o alto potencial das franquias de estética.
Isso porque, de acordo com dados apresentados pela Quorum Brasil, que é uma especialista em pesquisas de mercado, 97% das mulheres e 38% dos homens não deixam de lado o investimento em beleza e bem-estar, e a tendência é que o percentual aumente.
Além disso, quando o assunto é o franchising, existe uma série de possibilidades que podem ser de plena atuação do franqueado, considerando que são inúmeros os nichos existentes hoje, entre eles:
- Centro de Estética
- Clínicas de emagrecimento;
- Centros de depilação;
- Esmalterias;
- Design de sobrancelhas;
- Perfumaria e cosméticos.
Para dar os primeiros passos, é necessário escolher um ou mais serviços que mais correspondam com suas expectativas e que você entenda do assunto, afinal, estar à frente de um negócio também significa ter conhecimento de tudo a respeito desse segmento.
Por isso, pensando em te ajudar a ter sucesso na abertura da sua franquia de estética foi que elaboramos este artigo especial sobre o tema. Aqui você vai encontrar informações sobre o perfil do franqueado, além de dicas para ser bem-sucedido em seu negócio.
Como se tornar um empreendedor de sucesso
Além do investimento feito, todo empreendimento requer um plano e bastante persistência. Ao se tratar de uma franquia, há ainda a questão do alinhamento com o padrão da marca, mas nada que algumas dicas e dedicação não possam te ajudar nesta missão.
A seguir, acompanhe algumas orientações para que, enquanto franqueado de estética, você alcance o sucesso:
1 – Faça um planejamento
Um planejamento é importante para iniciar qualquer coisa, e mesmo que a franquia disponibilize um padrão da rede, é necessário que o franqueado estabeleça um passo a passo a ser seguido no cotidiano para não perder o controle das situações.
Ou seja, é interessante acompanhar o controle do estoque, do caixa, pensar em recursos caso haja imprevistos, não fazer gastos desnecessários, e assim por diante.
Assim, não há maiores riscos a médio e longo prazo, e você se sentirá mais seguro estando à frente da franquia.
2 – Determine objetivos financeiros
Para que a franquia tenha um bom desempenho, é fundamental ter uma gestão financeira com os objetivos relacionados ao dinheiro estabelecidos previamente.
O alcance de resultados e o cumprimento de metas são possíveis, na medida em que o trabalho é feito dentro das previsões. Com o tempo, elas podem ser aumentadas.
3 – Tenha dedicação
Essa dedicação deve ser exclusiva e integral, pois somente dessa maneira os resultados esperados serão alcançados, além de que a franquia terá uma gestão mais assertiva, o que é a maior das demandas de um negócio.
Enquanto empreendedor, é importante que você mesmo cuide pessoalmente da clínica, pois é dessa maneira que terá ciência dos acontecimentos e poderá gerenciar de perto.
4 – Estabeleça um padrão de qualidade
O padrão a ser seguido precisa ser baseado na rede franqueadora, afinal de contas, você será representante da marca, e não tem como seguir por outro caminho.
Por esse motivo, os serviços e o atendimento prestados pelos colaboradores não devem fugir dessa referência a ser seguida, e como consequência, haverá maior fidelização por parte dos clientes e satisfação por parte da franqueadora.
5 – Aposte na gestão dos colaboradores
Este é um ponto que também deve ser acompanhado de perto pelo empreendedor responsável pela franquia. Isso porque, muito além de apenas gerenciar o negócio, é vital estar próximo de sua equipe.
Deste modo, considere que, além de oferecer apoio e exigir respeito, é necessário que eles estejam alinhados com o padrão da rede, para que tudo ocorra adequadamente no dia a dia da clínica de estética. Por fim, depois de acompanhar todas as informações e conselhos desta leitura, você já está pronto para abrir a sua própria franquia de estética
Leia mais: Por quê franquias inovadoras ganham cada vez mais espaço no Brasil?