Os Principais Desafios da Gestão de Franquias e Como Superá-los

A gestão de franquias requer muita atenção e energia por parte dos franqueados e é feita justamente no dia a dia do negócio, onde os principais desafios se apresentam e os empreendedores precisam saber como superá-los.

A verdade é que os desafios sempre vão surgir e a boa gestão das franquias é que vai dar as condições necessárias para contornar esses momentos mais complicados que o franqueado terá de enfrentar.

Então, quanto mais preparado o empreendedor estiver, maiores serão as chances de compreender os desafios e superá-los com mais naturalidade e convicção do que é o certo a se fazer.

É nesse ponto em que o conhecimento sobre os principais desafios da gestão de franquias faz toda a diferença para o empreendedor se manter firme frente às adversidades e conduzir o negócio para uma boa direção.

Neste artigo, nós vamos te mostrar os principais desafios da gestão de franquias e como superá-los da melhor maneira possível. Esperamos que o conteúdo seja útil e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Conheça os principais desafios da gestão de franquias

Nós listamos alguns dos desafios que são comumente enfrentados pelos franqueados, bem como eles são superados no cotidiano da franquia. Acompanhe todos os detalhes logo abaixo.

Escolha de profissionais qualificados

Um dos principais desafios enfrentados pelos franqueados é a escolha dos profissionais qualificados para a realização dos trabalhos. É importante escolher profissionais que possuam as habilidades necessárias para cada atividade desenvolvida na franquia. 

Além disso, os franqueados devem estar dispostos a trabalhar em conjunto com os profissionais para oferecer suporte e corrigir qualquer erro que comprometa a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Para superar esse desafio, os franqueados devem realizar uma análise cuidadosa dos candidatos, avaliando as suas qualificações, experiências anteriores e conhecimento da área.

Treinamento da equipe

O treinamento da equipe é um desafio importante na gestão de franquias, sendo preciso fornecer uma capacitação assertiva para garantir que os colaboradores possam trabalhar na unidade de acordo com os padrões estabelecidos pela franqueadora.

O franqueado deve desenvolver um programa de treinamento interno abrangente que cubra todos os aspectos da franquia, incluindo gestão de estoque, atendimento ao cliente, marketing e contabilidade, dentre outros exemplos.

Esse treinamento pode ser feito antes da abertura da unidade e oferecido de forma contínua a fim de contribuir para que os colaboradores estejam atualizados com as últimas tendências do setor.

Proteção da marca

Um dos principais benefícios de ser um franqueado é que o modelo de negócios já foi comprovado e a marca já foi estabelecida pela franqueadora. No entanto, proteger a marca é um desafio contínuo e a quatro mãos.

Por isso, é essencial que os franqueados cumpram os padrões de qualidade da marca e ofereçam um serviço consistente em todas as unidades para os consumidores.

Assim sendo, o franqueado precisa acompanhar rigorosamente os parâmetros definidos pela franqueadora e estar atento a qualquer violação dos padrões de qualidade da marca e tomar medidas corretivas imediatas.

Confira este artigo também: 5 Razões Pelas Quais o Suporte de Marketing é Crucial Para o Sucesso do Franqueado

Gerenciamento das finanças

Gerenciar as finanças é um desafio crítico na gestão de franquias e o franqueado deve ter orientação financeira e suporte da franqueadora para ajudá-lo a administrar suas finanças de forma eficaz.

Também é interessante que o franqueado sempre monitore de perto as finanças da unidade para ter certeza de que as metas de lucro sejam atingidas.

Para enfrentar esse desafio, o franqueado pode seguir modelos de fluxo de caixa e planilhas de orçamento, bem como realizar análises regulares nas finanças da unidade a fim de saber se as finanças estão em conformidade com as políticas financeiras da franquia.

Inovação constante

A inovação é essencial para manter uma unidade de franquia competitiva no mercado e os franqueados devem estar constantemente atualizando seus modelos de negócios e adaptando-se às tendências emergentes para garantir que a marca permaneça relevante e atraente para os consumidores.

Como alternativa, o franqueado deve estar aberto a novas ideias e se manter atualizado sobre as tendências do seu segmento de atuação, além de incentivar a inovação entre os colaboradores e encorajá-los a experimentar outras maneiras de fazer os trabalhos e novas estratégias para melhorar o desempenho da unidade.

Concorrência

Com o aumento da popularidade das franquias, o mercado está cada vez mais competitivo. Para superar esse desafio, o franqueado deve estar atento às ações da concorrência e ser capaz de se diferenciar de outras marcas similares.

Esse enfrentamento da concorrência pode ser feito através de uma estratégia de marketing forte e eficaz, oferecendo promoções e produtos e serviços exclusivos de alta qualidade, por exemplo.

Gestão de crises

A gestão de crises é um desafio que pode afetar qualquer negócio, inclusive as franquias, então o franqueado precisa estar preparado para lidar com situações de crise, como problemas de saúde pública, desastres naturais ou outros eventos imprevisíveis que possam afetar o desempenho do negócio.

Esse desafio pode ser superado com um plano de gerenciamento de crises organizado e eficiente que inclua a comunicação clara e transparente com a franqueadora, a coordenação de ações de prevenção e resposta rápida e a economia financeira para os momentos mais difíceis.

Vale destacar que o franqueado também precisa estar preparado para ajustar a sua estratégia de negócios com o objetivo de se adaptar às mudanças no mercado ou nas condições externas que possam surgir devido a uma crise.

Siga em contato direto com a franqueadora

Uma dica muito válida para todo franqueado é ter um diálogo aberto com a sua franqueadora para que todos os desafios possam ser superados com uma ajuda profissional e bem direcionada.

O contato direto com os franqueados é uma filosofia aqui na Botocenter e você também pode aproveitar esse benefício. Clique aqui e conheça mais sobre o nosso modelo de  franquia.

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