Se tem um setor muito promissor para o investimento em franquias é o de beleza. Isso porque esse mercado é bastante aquecido e cresce continuamente, além de contar com uma variedade de segmentos de atuação que não limita o empreendedor.
Prova disso está no levantamento feito pela ABIHPEC, que é a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
Somente no primeiro trimestre de 2022, foram US$ 130,6 milhões de arrecadação, um aumento de 3,3% em relação ao ano de 2021.
Aliás, o brasileiro é famoso por não abrir mão dos cuidados com a aparência, chegando a colocar o país na terceira posição do ranking mundial de consumo de produtos cosméticos, segundo a própria ABIHPEC.
Em outras palavras, este é um setor que continua com grande tendência de crescimento, especialmente se for considerar todo o contexto de mudança do consumidor pós-pandemia, além de que não somente as mulheres, mas os homens também aumentaram a procura por serviços em centro de estética como a Botocenter.
Em meio à rotinas corridas, os cuidados pessoais passaram a ser vistos como uma necessidade, e não mais como algo de luxo, reservado para apenas uma parcela da população.
Portanto, se enquanto empreendedor seu objetivo é investir em uma franquia de beleza, mas você não sabe por onde começar, nosso objetivo por meio deste artigo é ajudá-lo (a). Siga até o fim dessa leitura para encontrar as respostas que tanto precisa!
Mas, afinal, qual é o perfil do franqueado de beleza?
Você deve estar se perguntando se existe algum tipo de característica intrínseca ao franqueado de beleza, e a resposta é: depende.
Na maioria dos casos, as mulheres lideram o setor de franquias de beleza e estética, visto que possuem mais facilidade com esse ramo. Mas não é uma regra exclusiva e generalizada, afinal, homens também podem comandar uma franquia de beleza.
O importante, neste sentido, é que haja identificação e afinidade com esse nicho, e um bônus adicional vai para quem já teve alguma experiência na área.
Além disso, alguns atributos como a organização, engajamento, senso de liderança, compromisso e capacidade para o cumprimento das tarefas estipuladas também compõem o perfil de um franqueado de beleza.
Por essa razão, uma recomendação interessante é investir no seu autoconhecimento, para saber qual é o seu perfil empreendedor, seus gostos e pontos a melhorar, e assim por diante. Pois é isso que vai ajudar a determinar a escolha do segmento ideal e da franquia.
As qualidades, por exemplo, têm reflexos visíveis no desenvolvimento da unidade como um todo.
Ou seja, uma pessoa detalhista pode se dar bem nas áreas de esmalteria e design de sobrancelhas, enquanto alguém ligado à assuntos da saúde e nutrição se dará melhor em uma clínica de emagrecimento.
Requisitos para levar em conta antes de investir na franquia
Até aqui, você compreendeu que o mercado de franquias de beleza é bastante amplo para atuação, e o primeiro passo é conhecer o seu perfil para conduzir o seu caminho para o nicho correto.
Contudo, existe uma diversidade de marcas e redes atuantes no mercado, e também ter o conhecimento necessário sobre ela pode te ajudar a escolhê-la em detrimento de outra. Portanto, algumas dicas para você considerar ao escolher sua franquia de beleza são:
1 – Buscar por marcas consolidadas
Para alcançar o sucesso esperado com a abertura na franquia, é importante pensar em apostar em uma marca com boa reputação no mercado que, claro, esteja ao alcance de sua disponibilidade financeira.
Para isso, analise feedbacks de clientes e ex-franqueados deixados nos principais canais da marca e nas redes sociais, que são muito utilizadas para elogios e reclamações hoje.
Essa pesquisa possibilita a criação de um panorama da empresa, para saber se ela está bem-vista perante o público.
Também é interessante avaliar se a rede está em processo de expansão de unidades, o que vai indicar o status atual da marca no ramo. A Botocenter é referência neste quesito, mais de 25 unidades espalhadas por todo Brasil. a marca conta com um suporte muito eficaz, que cuida e acompanha os franqueados e sempre está a disposição para apoia-los.
2 – Relacionamento com franqueados
Na continuação da pesquisa sobre a franqueadora, é vital se informar o que motivou os ex-franqueados a desistirem da empresa, e como está o relacionamento com os franqueados atuais.
O suporte e as facilidades que são oferecidos pelas marcas aos franqueados também devem ser apurados, a fim de deixar claro se são realmente aceitáveis.
Na Botocenter o relacionamento entre franqueado e marca conta com um suporte muito eficaz, que cuida e acompanha os franqueados e sempre está a disposição para apoia-los. A franquia presta assessoria em toda as etapas do negócio, da escolha do ponto ao apoio operacional e ainda tem:
– Padronização visual;
– Treinamento e reciclagem de equipe;
– Campanha de inauguração;
– Sistema de gestão de lojas;
– Processo de seleção e treinamentos dos injetores.
3 – Saúde financeira e lucratividade da rede
A lucratividade da rede de beleza é um fator que merece muita atenção, afinal, por mais que a franquia ofereça bons retornos financeiros de acordo com as projeções apresentadas pela empresa, é sempre bom pesquisar mais a fundo com os franqueados atuais.
Da mesma forma, quando a lucratividade se apresenta a valores muito elevados, pode significar que ela não se sustentará ao longo do tempo. Daí a relevância de saber como ela funciona no dia a dia.
Além disso, no quesito saúde financeira, é válido pesquisar se a franqueadora não possui pendências judiciais, e evitar aquelas com valores muito abaixo do mercado. Afinal, no médio ou longo prazo, sua capacidade de suporte não será suficiente.
Em outras palavras, esteja atento às informações fornecidas no COF, mas não deixe de fazer suas próprias análises, se necessário, contando com o auxílio de especialistas.
4 – Capital necessário para abrir o negócio
Não é novidade que algumas franquias demandam grande investimento de capital, especialmente do segmento de beleza, que demanda uma infraestrutura um pouco mais trabalhada. Esse valor pode aumentar ainda mais dependendo da localização da unidade.
Por essa razão, lembre-se que fazer uma boa análise financeira do seu momento atual é mais um bom passo para ajudar na escolha de uma boa franquia de beleza. Caso não esteja preparado para desembolsar um grande valor, é possível optar por outras modalidades, como as microfranquias.
Ademais, depois de finalmente dar os primeiros passos de investimento na franquia, será necessário ter uma dedicação total ao negócio.
Só assim você alcançará o sucesso empreendendo em uma franquia de beleza, e terá excelentes retornos no médio e longo prazo.
Na Botocenter a projeção de investimento é de R$ 285 mil, contemplando uma loja de 30 a 45 m2. A expectativa de faturamento é de R$ 195 mil a partir do segundo ano e de R$ 350 mil a partir do terceiro ano.
O prazo de retorno estimado é de 12 a 24 meses, com rentabilidade de 18 a 20%.
É importante destaca que esses números e projeção são entendidos como mera projeção e não garantia de faturamento assumida pelo Franqueador, uma vez que esta condição é consequência do conjunto de ações promovidas pelo negócio e a participação efetiva e competente do Franqueado.
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