Entenda Tudo Sobre o Crescimento do Franchising Brasileiro

É impossível não perceber que o franchising brasileiro está em franco crescimento, até mesmo se você não acompanhar tanto o assunto no noticiário e nas redes sociais. Aliás, o franchising pode estar mais perto do que você imagina.

Basta uma volta rápida na sua cidade para perceber que o franchising está presente por todos os cantos em forma de lanchonetes, escolas de idiomas, salões de estética e vários outros estabelecimentos de marcas famosas.

Também vale dizer que o franchising abre diversas unidades todos os meses do ano, sendo possível notar duas ou até mais unidades de uma mesma marca nas cidades, principalmente em grandes centros urbanos.

Ou seja, o franchising está em plena expansão em todas as partes do Brasil e essa tendência já ocorre há alguns anos, favorecendo o desenvolvimento deste modelo de negócio e aquecendo o mercado de cada segmento de atuação.

Compreender os motivos pelos quais levam a este crescimento contínuo do franchising brasileiro não é importante só para quem já está inserido neste mercado, mas também para quem quer investir neste negócio.

Nós, da Botocenter, organizamos este material com vários números que explicam em detalhes o crescimento do franchising brasileiro. Recomendamos que você anote os trechos que julgar interessantes para aproveitar ainda mais a leitura. 

Os números dos setores do franchising que mais crescem no Brasil

A economia brasileira é repleta de empresas de sucesso nos segmentos em que atuam e o franchising segue nessa mesma direção.

Todos os dados e informações apresentados aqui são baseados em uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizada entre os dias 04 de julho e 02 de agosto de 2022 (segundo trimestre).

Neste recorte temporal, a ABF conseguiu 291 retornos das 2967 redes do franchising brasileiro, o que representa cerca de 9,8% das redes, 30,9% das operações e 31,9% do faturamento do setor.

Logo abaixo você vai ler alguns dos setores do franchising que mais crescem no Brasil 

Franchising de Alimentação (Foodservice)

Vamos começar pelo setor de Alimentação, ou Foodservice, principalmente representado por lanchonetes e restaurantes.

O faturamento da área no segundo trimestre de 2022 foi de R$ 8,78 bilhões, o que representa uma variação de 22,3% entre 2021 e 2022 até o momento. 

A variação do número de unidades do franchising de Alimentação no segundo trimestre de 2022 foi de 9,8%.

Franchising de Moda

Já o segmento da Moda tem ganhado cada vez mais relevância com lojas de roupas, sapatos, joias e afins.

A área de franchising obteve um faturamento de R$ 4,95 bilhões no segundo semestre de 2022, demonstrando uma variação de 15,8% do ano de 2021 para cá.

Houve uma variação de 13,2% no número de unidades do franchising de Moda no segundo semestre de 2022.

Franchising de Saúde, Beleza e Bem-estar

Inegavelmente, o setor que mais se destaca nestas pesquisas é o de Saúde, Beleza e Bem-estar e os números comprovam isto.

Para se ter uma ideia, o segmento apresentou um faturamento de R$ 11,51 bilhões no segundo trimestre de 2022 conforme os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), com variação desse montante de 20,1% de 2021 para 2022. A variação do número de unidades no segundo semestre de 2022 foi de 7,6%.

Esses dados mostram que o franchising de Saúde, Beleza e Bem-estar é o que mais despontou dentre os segmentos analisados, fato que o coloca como o mais procurado pelos investidores interessados no franchising.

Você está gostando da leitura até aqui? Então não deixe de conferir este artigo sobre investimento em franquias: Entenda Por Que Investidores Apostam em Franquias

Números e benefícios do franchising da Botocenter

Como você viu, o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar continua em crescimento e sendo protagonista do franchising brasileiro. 

Como nós, da Botocenter, estamos inseridos neste ramo, achamos válido demonstrar alguns números e os benefícios que oferecemos a todos os nossos franqueados. Confira a seguir.

O faturamento anual de uma franquia da Botocenter está projetado para alcançar mais de R$1.000.000 (um milhão de reais), de acordo com os estudos da nossa equipe. 

Já o retorno financeiro do negócio ocorre entre 12 e 24 meses, com um índice de fidelização acima de 95%. Isso é muito mais rápido do que a média de retorno do franchising brasileiro, que normalmente é de 36 meses.

Nós também oferecemos um cashback da taxa de franquia que se transforma completamente em benefícios para o franqueado. Além disso, nossa equipe está sempre à disposição para acompanhar as etapas da abertura da franquia e oferecer os melhores produtos e serviços.

Nós também destacamos outros números com relação ao franchising da Botocenter:

– A Taxa de Selic tem retorno anual de 13,75% atualmente; o retorno mensal Botocenter é de 16 à 18%;

– Possuímos 4,82 de Nível de Satisfação Nacional;

– 31% dos franqueados do Brasil fazem uma má escolha para escolher o seu ponto. Na Botocenter, não existe esse problema porque o franqueado tem suporte estratégico para escolher o local da sua loja;

– 28% das franquias fecham por conta do capital de giro; com as nossas 28 lojas, nunca fechamos nenhuma por falta de capital de giro;

– 19% das franquias fecham por falta de suporte e instruções; na Botocenter, o franqueado tem suporte em cada processo desde o começo.

– O setor de franquias cresceu 13% no primeiro semestre de 2022, com maior destaque no segmento de Saúde e Beleza.

Que tal ser um franqueado da Botocenter e estar dentro do segmento do franchising que mais se destaca no Brasil? Para isso, basta clicar aqui, preencher o nosso formulário de atendimento e receber uma apresentação do nosso modelo de negócio.

Este artigo foi útil para você? Converse com a gente expondo a sua opinião sobre assunto aqui embaixo nos comentários. Compartilhe este artigo com os seus amigos que precisam entender mais sobre o crescimento do franchising brasileiro, abrindo um diálogo com as suas visões sobre o tema.
Se você quiser ler mais conteúdos com este, a melhor maneira é acessar o nosso blog e conferir os outros artigos que nós preparamos sobre franchising, saúde, estética e outros conteúdos relacionados.

Curtiu o conteúdo?
Deixe o seu comentário!

Sobre nós

A Botocenter é um centro especializado em toxina botulínica, popularmente conhecido como Botox, com tecnologia de ponta e profissionais capacitados. Trabalhamos com os melhores produtos e o melhor custo benefício.

Atualmente contamos com mais de 25 lojas que estão estrategicamente localizadas em locais de excelente visibilidade e fluxo de pessoas.

Siga a nossa FanPage

Seja dono do seu próprio negócio com uma Franquia Botocenter!