Entenda Por Que o Mercado de Saúde e Estética é o Mais Lucrativo do Brasil

O mercado de saúde e estética é um dos mais lucrativos no Brasil, com diversas atuações e profissionais qualificados. Normalmente, se vê um crescimento constante na área, independentemente do momento econômico que o país enfrentar.

Segundo um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), no ano de 2020, em plena pandemia, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresentou um crescimento de 5,8%.

Podemos afirmar que, mesmo em períodos de crise, a população brasileira não abre mão de cuidar da saúde e da aparência, sendo pontos relevantes para a rotina e que aumentam a autoestima. Cada compra de produtos ou realização de procedimentos estéticos não são em vão. 

Além disso, pesquisas recentes apontam que o setor de estética no Brasil está no top 3 no ranking mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Isso se traduz na ampla atividade de investimentos nessa área, onde empresários aplicam dinheiro já com uma noção prévia sobre a rentabilidade e o retorno garantido. Ou seja, essa segurança é fator determinante para atrair investidores.

Um exemplo de franquia de sucesso no ramo de estética é a Botocenter, que apresenta prazo de retorno de 12 a 24 meses e índice de fidelização acima de 95%. 

Nesse artigo você vai entender os motivos que levam o mercado de saúde e estética brasileiro a ser tão lucrativo, o que podemos esperar para os próximos anos e como investir na área.

Por que o mercado de saúde e estética é tão lucrativo no Brasil?

A explicação mais clara e direta é a de que os brasileiros, tanto mulheres quanto homens, se preocupam com a própria imagem e se dedicam em cuidar da saúde e do visual. Por conta dessa demanda, grandes empresas enxergam aqui um mercado aquecido.

Você já percebeu que temos nas prateleiras de salões, lojas, farmácias e mercados algumas marcas gigantescas de saúde e estética? Isso é um reflexo da alta procura por bons produtos aqui no Brasil, que estimula multinacionais a investirem no mercado brasileiro.

Além disso, de acordo com pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cerca de 25% da população brasileira será de idosos com mais de 65 anos até o ano de 2060. Ou seja, a procura por procedimentos e produtos estéticos será maior, devido a procura por um envelhecimento com maior autoestima. 

Com isso, podemos afirmar que o mercado de saúde e estética é o mais lucrativo do Brasil, sempre se reinventando e atraindo públicos maiores. Todo esse sistema gira em torno do bem-estar das pessoas e deve seguir em com crescimentos significativos ano após ano.

Projeção do setor de saúde e estética para os próximos anos

Por ser um mercado reconhecidamente promissor no Brasil, movimentar bilhões de reais e gerar emprego e renda, é possível projetar que haverá um desenvolvimento ainda maior nessa área de norte a sul do Brasil.

A verdade é que há uma procura rotineira tanto por produtos quanto por serviços que deve impulsionar a economia dessa área. A população brasileira tem o hábito de cuidar do cabelo, das unhas, da sobrancelha, da pele, da barba e ingerir vitaminas que ajudam no bom funcionamento corporal, além de outras ações que nos mostram a necessidade diária por algo que envolva a saúde e a estética.

Uma outra pesquisa, feita pela Associação Brasileira do Franchising (ABF) com parceira da empresa de pesquisas AGP, mostrou números interessantes. Os dados referentes ao último trimestre de 2021 foram considerados favoráveis para o setor: faturamento de R$ 47,3 bilhões de julho a setembro de 2021.

Se comparado com trimestres anteriores no mesmo período, os números se tornam ainda mais expressivos: em 2020, o montante foi de R$ 43,9 bilhões e, em 2019, houve o registro de R$ 47,2 bilhões.

A qualidade de vida das pessoas é um fator que está presente nesses números, uma vez que há a procura por melhorar a saúde e elevar a beleza com procedimentos estéticos, por exemplo. Como essa busca tem se tornado cada vez mais comum e acessível, pode-se dizer que um crescimento ainda maior para o setor é apenas questão de tempo.

Como investir no setor de saúde e estética?

Muitas pessoas têm o interesse em abrir um negócio ou investir em um que já esteja em funcionamento no mercado da saúde e estética. Como citamos no tópico anterior, os números são atraentes e podem ser fatores determinantes para fazer os investimentos.

Contudo, os dois caminhos possuem particularidades. Para quem tem a intenção de abrir um negócio próprio, todas as obrigações que envolvem a empresa são do próprio proprietário, incluindo a escolha dos profissionais que vão trabalhar no cotidiano.

Já para quem quer investir em empresas de saúde e estética, também existem as responsabilidades, mas elas são direcionadas às outras pessoas que compõem o negócio. Com uma franquia Botocenter, o franqueado terá total apoio em todas as etapas, desde a avaliação e negociação do ponto comercial até a efetiva inauguração da loja. Além disso, a administração da franquia é descomplicada, devido ao sistema de gestão de indicadores on-line. 

Se você procura um negócio para investir, nós temos uma boa opção para você seguir no ramo da saúde e estética.

Botocenter: um investimento em saúde e estética

A Botocenter é um centro especializado em toxina botulínica, popularmente conhecido como Botox, com tecnologia de ponta e profissionais capacitados. Trabalhamos com os melhores produtos e o melhor custo benefício. No momento, contamos com mais de 25 lojas que estão estrategicamente localizadas em locais de excelente visibilidade e fluxo de pessoas.

Se você tiver interesse em investir na área da saúde e estética e procura por um modelo de franquia, nós podemos te ajudar. Clique aqui, entre em contato conosco e conheça mais sobre os passos para ser um franqueado Botocenter!

Tenha em mente que você terá um negócio que aumenta a lucratividade de maneira progressiva nessa área que cresce constantemente.

Curtiu o conteúdo?
Deixe o seu comentário!

Sobre nós

A Botocenter é um centro especializado em toxina botulínica, popularmente conhecido como Botox, com tecnologia de ponta e profissionais capacitados. Trabalhamos com os melhores produtos e o melhor custo benefício.

Atualmente contamos com mais de 25 lojas que estão estrategicamente localizadas em locais de excelente visibilidade e fluxo de pessoas.

Siga a nossa FanPage

Seja dono do seu próprio negócio com uma Franquia Botocenter!