O ato de empreender requer bastante empenho por parte dos empreendedores, pois os desafios sempre aparecem e precisam ser superados. Neste ponto, inspirações são bem-vindas e podem vir em diferentes formas, como filmes e séries, por exemplo.
Por falar em inspiração, os filmes e séries que falam sobre o empreendedorismo normalmente se baseiam em situações que ocorreram de verdade (histórias baseadas em fatos reais) ou que são possíveis de acontecer no dia a dia dos negócios.
É por este motivo que a narrativa dos filmes e séries ajuda os empreendedores a perceberem que problemas parecidos são enfrentados por muitas pessoas e há caminhos para seguir a fim de colocar o próprio negócio em uma direção próspera.
Existem inúmeros filmes e séries disponíveis nas plataformas de streaming que abordam o empreendedorismo de maneira aprofundada, mas com uma linguagem completamente acessível para os empreendedores de diferentes perfis.
No artigo de hoje, você vai conferir uma lista com sete dicas de filmes e séries que todo empreendedor deve assistir para extrair ensinamentos importantes para o próprio negócio. Aproveite o conteúdo e faça uma boa leitura.
Dicas de filmes e séries para empreendedores
Nem sempre o hábito de assistir filmes e séries está relacionado ao relaxamento, uma vez que estas obras visuais podem ser usadas para empreendedores aprenderem dicas valiosas acerca do empreendedorismo.
Veja abaixo as nossas sete recomendações de filmes e séries que todo empreendedor deve assistir.
1. Girlboss (2017)
A série “Girlboss” se inspira no livro e na história de Sophia Amoruso, personalidade que possui grande influência dentro do mundo da moda.
Ao longo dos episódios, a história de Sophia é retratada desde o seu início com venda de roupas usadas na internet até a abertura da sua empresa Nasty Gal, uma das maiores lojas de roupas e acessórios do mundo.
Há uma mensagem muito clara sobre o empreendedorismo feminino na série, levantando temas que mostram a força da mulher na condução de negócios, como instinto, criação de identidade e afins.
2. Fome de Poder (2016)
O filme “Fome de Poder” apresenta a história McDonald’s sob a ótica da transformação da marca em franquia de fast food, abrindo o caminho para se tornar uma empresa reconhecida mundialmente.
Aqui, é mostrado como os irmãos Richard e Maurice McDonald foram influenciados pelo empresário Ray Kroc e como deixaram de ser os controladores das operações do negócio que criaram.
A história lida muito com a persistência, negociação, visão, valores e inovações, questões fundamentais para todo negócio conseguir crescer e obter sucesso sem deixar de lado os objetivos.
3. A Vida e a História de Madam C.J. Walker (2020)
A série “A Vida e a História de Madam C.J. Walker” trata sobre a personagem-título, uma mulher negra, filha de escravos, que se tornou empreendedora e inspira milhões de pessoas ao redor do mundo até hoje.
Mostrando diversas dificuldades que surgem no caminho de Walker, a obra mostra o que ela fez para superar cada obstáculo que surgia no caminho para abrir uma empresa focada em cuidados com o cabelo no início do século 20.
Detalhe importante: Madam C.J. Walker se tornou a primeira mulher negra a ser milionária nos Estados Unidos.
É possível aprender sobre prospecção de clientes, necessidade de investir no negócio, divisão entre pessoa física e pessoa jurídica, transformações motivadas pela concorrência, dentre outros aspectos.
4. Steve Jobs (2015)
O filme “Steve Jobs” se aprofunda na vida do empreendedor que revolucionou o ramo da tecnologia com os seus lançamentos, focando em três deles: iMac, Macintosh e NeXT.
O co-fundador da Apple recebe bastante destaque nesta obra que mostra em detalhes como o empresário agia com o seu olhar apurado para as inovações tecnológicas.
As principais lições que podem ser absorvidas com o filme envolvem o relacionamento com os colegas no trabalho, as ideias brilhantes que podem ser transformadas em negócios e comunicação com as pessoas.
Leia mais: O Impacto das Franquias de Beleza no Crescimento Econômico do Brasil
5. Breaking Bad (2008)
A série “Breaking Bad” relata os acontecimentos de um professor de química que está com câncer e começa a produzir metanfetamina para vender com a ajuda de um ex-aluno seu.
Por mais estranho que possa parecer, a obra fala sobre o empreendedorismo de uma forma real, com todos os problemas e conquistas que um negócio pode oferecer.
Ao assistir a série, você consegue entender mais sobre controle de qualidade, habilidade de se reinventar e disputa entre a concorrência, principalmente.
6. Joy: O Nome do Sucesso (2015)
O filme “Joy: O Nome do Sucesso” fala sobre empreendedorismo feminino por meio da história real de Joy Mangano, a criadora do “Miracle Mop”.
Esse esfregão ficou tão popular que milhares e milhares de pessoas compraram o produto para facilitar a limpeza de casa, já que ele é torcido sem dificuldades no próprio balde que o acompanha.
Nesta película, a questão da perseverança fica muito nítida porque Joy vai em busca de mostrar a sua criação para o máximo de pessoas possível. Ela nunca desistiu da sua ideia até encontrar meios para viabilizar o seu sonho.
7. Um Senhor Estagiário (2015)
O filme “Um Senhor Estagiário” é sobre recomeços. Nele, um homem aposentado tenta uma vaga de estágio para pôr a cabeça em ordem após a perda da esposa.
É realmente notável o quanto o filme mostra que pessoas de diferentes gerações podem gerar boas ideias, cada uma com a sua bagagem de vida e olhar apurado. Além disso, dá para pôr em prática alguns ensinamentos sobre liderança a partir das cenas do filme.
A capacidade de aprendizado não tem a ver com idade e a obra fala sobre isso muito bem, deixando claro que a posição de cada um dentro de um negócio não importa tanto e que toda crise pode ser superada.
O conteúdo foi útil para você? Deixe a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que vão gostar de conhecer essas sete dicas de filmes e séries para empreendedores.
Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Botocenter, preparamos sobre franquia, dicas de empreendedorismo e outros assuntos relacionados.